Bem-vindo!!

Eu sou a Karla e aqui eu posto todas as minhas aventuras em crochê. Dúvidas, dicas e sugestões serão muito apreciadas. BjoKa!

Árvore de natal

Nível de dificuldade: ✦✧✧✧✧
Pontos utilizados: corr., p.bxm., p.bx., p.a.
Linha utilizada: 98% prolipopileno
Agulha utilizada: 2.0mm





Para fazer esse enfeite de Natal, eu utilizei uma linha 98% prolipopileno para dar um acabamento bem firme sem ter que engomar depois de pronto, mas você pode usar a linha que preferir. Só deverá tomar cuidado em usar a agulha equivalente à linha utilizada (veja o número da agulha recomendada na embalagem da linha).
O tamanho final do seu projeto vai depender do tamanho do seu ponto e da grossura da sua linha. Essa minha árvore ficou com 25cm de altura por 20cm de largura.

Materiais necessários

✽ Linha verde
✽ Agulha de crochê equivalente à linha utilizada
✽ Enfeites pequenos

Abreviações

✽ corr. - correntinha
✽ p.bxm. - ponto baixíssimo
✽ p.bx. - ponto baixo
✽ p.a. - ponto alto
✽ ← - vire o trabalho de forma que o último ponto feito seja o próximo ponto de base.
✽ leque - 3 p.a. 2 corr. 3 p.a. em um mesmo ponto de base
✽ espaço - o espaço formado por 2 corr. na carreira anterior

Passo-a-passo

✽ Comece fazendo 20 corr. e feche com 1 p.bxm. na primeira corr.
Faça 25 p.bx. dentro do círculo de corr. e feche com p.bxm. no primeiro p.bx. para fechar o círculo.


✽ Faça 3 corr. para subir e 1 p.a. em cada p.bx. da carreira anterior até completar um total de 9 p.a. na carreira. (Considerando as corr. como o primeiro p.a.)


✽ Agora vamos começar a trabalhar em carreiras de vai e vem. Portanto vire o trabalho e faça 5 corr.
Pule 2 pontos de base e faça 3 p.a. nos próximos 3 pontos de base.
2 corr. pule 2 pontos de base e faça um p.a. no último ponto de base. 6 corr. Vire ←.


✽ No próximo espaço da base, fazer 3 p.a. 2 corr. 3 p.a. (leque)


✽ Pular 3 pontos de base e no próximo espaço fazer 3 p.a. 2 corr. 3 p.a. (leque) e 6 corr. Vire ←.


✽ No espaço entre os p.a., onde foram feitos 2 corr. fazer um leque (3 p.a. 2 corr. 3 p.a.) 2 corr. e no próximo espaço entre os p.a. fazer mais um leque. 6 corr. ←.


✽ Fazer um leque em cada espaço da carreira anterior. Total de 3 leques. 6 corr. ←.


✽ Fazer um leque no primeiro espaço da carreira anterior. 2 corr. No próximo espaço, fazer 3 p.a.
2 corr. e no último espaço da carreira fazer mais um leque. 6 corr. ←.


✽ Fazer um leque em cada espaço da careira anterior, total de 4 leques. 6 corr. ←.


✽ Fazer um leque no primeiro espaço da carreira anterior. 2 corr. Nos próximos 2 espaços, fazer 3 p.a. 2 corr. e no último espaço da carreira fazer mais um leque. 6 corr. ←.


✽ Fazer um leque em cada espaço da careira anterior, total de 5 leques. 6 corr. ←.
1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 3 espaços, fazer 3 p.a. 2 corr. e no último espaço da carreira fazer mais um leque. 6 corr. ←.


✽1 leque em cada espaço, total de 6 leques. 6 corr. ←.
1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 4 espaços, fazer 3 p.a. 2 corr. e no último espaço: 1 leque. 6 corr. ←.


✽ 1 leque em cada espaço, total de 7 leques. 6 corr. ←. 1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 5 espaços; 3 p.a. 2 corr. e no último espaço: 1 leque. 6 corr. ←.
1 leque em cada espaço, total de 8 leques. 6 corr. ←. 1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 6 espaços; 3 p.a. 2 corr. e no último espaço: 1 leque. 6 corr. ←.


✽ 1 leque em cada espaço, total de 9 leques. 6 corr. ←. 1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 7 espaços; 3 p.a. 2 corr. e no último espaço: 1 leque. 6 corr. ←.
1 leque em cada espaço, total de 10 leques. 6 corr. ←. 1 leque no primeiro espaço. 2 corr. Nos próximos 8 espaços; 3 p.a. 2 corr. e no último espaço: 1 leque. 6 corr. ←.


✽ 1 leque em cada espaço nos próximos 4 espaços.


✽ No próximo espaço faça 2 p.a.
Faça 1 p.a. nos próximos 3 pontos de base.
No espaço continue com 2 p.a.
1 p.a. para cada um dos próximos 3 pontos de base.
2 p.a. no próximo espaço.
Total de 12 p.a. depois dos leques.


✽ Agora continue com 4 leques nos próximos 4 espaços e arremate.


✽ Comece novamente com a linha em cima do primeiro ponto alto feito na carreira anterior fazendo 3 correntinhas.


✽ Continue fazendo p.a. para cada ponto alto da carreira anterior. Total de 12 p.a. na carreira. ←.


✽ Repita a carreira anterior por 2 vezes. Arremate.


✽ Sua árvore de natal está pronta! Agora é só decorar com os enfeites que quiser!


Considerações finais

Esse modelo de enfeite de natal foi inventado por mim com base em um presente que uma tia minha ganhou, portanto eu não sei quem foi o autor do modelo original.

Se tiverem dúvidas ou sugestões, deixem comentários abaixo!
E quando fizer o passo-a-passo, mande fotos! Eu gostaria muito de ver o resultado de cada um de vocês!

Espero poder postar um vídeo com as explicações logo logo. Aguardem!

BjoKas!!

2 comentários: